Dr. Leonardo Moraes

Postdoctoral scholar



Determinação de Fontes de Neutrôns que Conduzem Sistemas Subcríticos a Distribuições Prescritas de Potência


Journal article


L. R. Moraes, R. C. Barros, H. Alves Filho
Trends in Computational and Applied Mathematics, vol. 21, 2020 Nov, p. 425


Cite

Cite

APA   Click to copy
Moraes, L. R., Barros, R. C., & Filho, H. A. (2020). Determinação de Fontes de Neutrôns que Conduzem Sistemas Subcríticos a Distribuições Prescritas de Potência. Trends in Computational and Applied Mathematics, 21, 425. https://doi.org/10.5540/tema.2020.021.03.425


Chicago/Turabian   Click to copy
Moraes, L. R., R. C. Barros, and H. Alves Filho. “Determinação De Fontes De Neutrôns Que Conduzem Sistemas Subcríticos a Distribuições Prescritas De Potência.” Trends in Computational and Applied Mathematics 21 (November 2020): 425.


MLA   Click to copy
Moraes, L. R., et al. “Determinação De Fontes De Neutrôns Que Conduzem Sistemas Subcríticos a Distribuições Prescritas De Potência.” Trends in Computational and Applied Mathematics, vol. 21, Nov. 2020, p. 425, doi:10.5540/tema.2020.021.03.425.


BibTeX   Click to copy

@article{moraes2020a,
  title = {Determinação de Fontes de Neutrôns que Conduzem Sistemas Subcríticos a Distribuições Prescritas de Potência},
  year = {2020},
  month = nov,
  journal = {Trends in Computational and Applied Mathematics},
  pages = {425},
  volume = {21},
  doi = {10.5540/tema.2020.021.03.425},
  author = {Moraes, L. R. and Barros, R. C. and Filho, H. Alves},
  month_numeric = {11}
}

Abstract

Um sistema nuclear é dito subcrítico quando os eventos responsáveis pela remoção dos nêutrons (fuga pelos contornos estruturais do sistema e absorção) acontecem em maior intensidade que os eventos que promovem a produção destas partículas (fissão). Quando isto acontece o sistema não consegue manter um nível estável em relação a população de nêutrons e tende ao desligamento. Por outro lado, qualquer sistema subcrítico pode ser dirigido por uma ou mais fontes estacionárias de nêutrons. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia determinar as intensidades das fontes internas estacionárias isotrópicas e uniformes de nêutrons que devem ser inseridas em um sistema subcrítico para dirigi-lo a uma distribuição prescrita de potência. Para tanto, foi utilizada a equação unidimensional do transporte de nêutrons monoenergéticos com espalhamento isotrópico em meios multiplicativos, referenciada como equação física de transporte, e a equação que é adjunta a esta equação, ambas na formulação das ordenadas discretas (SN). O método de malha grossa matriz resposta adjunto (RM) foi aplicado para resolver numericamente as equações SN adjuntas. O método RM é um método da mesma classe do método matriz resposta utilizado na solução das equações SN físicas de transporte. Resultados numéricos para dois problemas-modelo típicos são apresentados para examinar a metodologia proposta.


Share




Follow this website


You need to create an Owlstown account to follow this website.


Sign up

Already an Owlstown member?

Log in